O frio na barriga de quem passa por esse momento, principalmente quando é o emprego dos sonhos fazem mais de 36% das pessoas perderem a sua chance, simplesmente por demonstrar o nervosismo em demasia e falar coisas que necessariamente não te prestigiam.

Enfrentar o medo de uma rejeição tem um grande remédio, que se chama se preparar.

A preparação
Se preparar infelizmente não é tão praticado, mas é muito importante. Leia sobre a empresa, sobre o cargo, informe-se do mercado, bem como as noticias da atualidade, tudo isso vai fazer uma diferença grande, e pode colocar o seu primeiro pé na empresa.

Não se abale pela quantidade de candidatos
Quando chegamos na entrevista, muitas vezes nos encontramos com mais candidatos, e praticamente no automático começamos à reparar nas pessoas e fazer pré julgamentos, tanto nos que julgamos melhores quanto os que acreditamos ser piores que nós para a vaga. Saiba que isso é um erro, o foco tem que ser em você, nas suas convicções e principalmente acreditar que você é a pessoa perfeita para a vaga, por isso, não perca seu tempo, trate de se preparar ainda mais no pouco tempo que lhe resta.

Vestimenta
O modo que você se veste tem que ser adequado à vaga que está se candidatando, por isso, caso você vá trabalhar numa produção por exemplo, não há motivo algum para ir de terno e gravata ou de vestido social. Seja você, e demonstre discernimento ao local e candidatura. Isso também fará muita diferença na sua vaga.

Palavreado e gírias
Cuidado com o modo que você fala, em meio ao mundo de redes sociais e meios de comunicação, esquecemos da importância do português e como falar corretamente. Se você está se candidatando à uma vaga que terá que ter relacionamento com o público, ou que terá que escrever para executivos, isso será imprescindível na hora da entrevista. Por isso, caso não esteja cem por cento confiante, trate de ler um livro, escrever um pouco e tirar suas dúvidas antes da hora “H”.

Não minta
Muitas pessoas ainda acreditam que omitir, alterar dados e inventar histórias é um caminho mais curto para atingir sua meta. Isso é teoria e não deve ser utilizado, a mentira uma hora será descoberta, lembre-se que você passará muito tempo nessa empresa, então, manter uma mentira, bem como enfatizar algo que não é verdade, pode lhe trazer problemas e até mesmo uma futura demissão. Mentir nunca é o melhor caminho.

Postura
A postura é um modo de comunicação, e ela deve ser utilizada muito bem nessa hora. Coluna ereta, perna cruzada, olhar no olho do entrevistador irá fazer uma grande diferença na hora da aprovação ou recusa. Por isso, esteja confortável para não demonstrar tenção, contudo, mantenha-se em alerta para manter a melhor postura possível. “Olho no olho” é uma forma de mostrar firmeza no que está falando.

Cumprimento
A hora de cumprimentar tenha cuidado, beijo no rosto quando o entrevistador ou entrevistadora for do sexo oposto muitas vezes não é bem visto, a intimidade não deve tomar conta da entrevista, por isso, um aperto de mão está de bom tamanho e não deixará nenhuma parte desconfortável.

 

Fale pouco, somente o essencial 
Quem fala demais peca, isso é devido à empolgação, mas pode leva-lo à uma negativa instantânea, então para o mais certo, fale apenas o que for perguntado, não dê enfase demais à assuntos que não fazem diferença. Seja você acima de tudo.