Por muitos anos fomos escravos de bancos que cobravam o que queriam e da maneira que desejavam. A falta de opção levou a vida dos brasileiros a loucura, com nomes técnicos e taxas absurdamente abusivas. Mas isso mudou, e para melhor.

Os bancos digitais vieram para inovar o mercado bancário, alterar a cultura que por anos nos atormentou.

Os bancos digitais não possuem banco físico, o que não os fazem pior por isso.
Com um atendimento singular, rápido e sem burocracia, eles passaram na frente de todos que apostavam em grandes redes bancárias e físicos.

Banco Original, Banco Inter, NuBank, dentre tantos outros, trazem comodidade, tranquilidade, segurança e uma grande economia.

Deste a época do Internet Banking (o pagamento de conta, dentre outros serviços online), já não se faz necessário grande filas bancárias para pagar conta, transito e muita dor de cabeça. Aproveitando essa leva, porque então seria necessário ir até uma agência? Com gerentes onlines, os bancos digitais fazem com que cheguemos numa nova era digital, e somente tendo uma internet e um celular Smartphone, você consegue ter tudo que precisa, rápido e fácil.

O crescimento do banco digital no Brasil e no mundo deixa claro que essa ideia veio para ficar e coloca as instituições bancárias físicas em um período probatório e que irá requerer melhoras em todos os lados para continuar funcionando.

O resultado da economia em não ter redes físicas, é a diminuição de taxas, juros, mensalidades e cartões de crédito sem anuidade. O que faz uma diferença enorme no bolso do consumidor.

Ainda com um olhar crítico e inseguro, é compreensível que o brasileiro demore um pouco para se adaptar a essa nova tecnologia e facilidade, mas uma coisa é inegável. Normalmente quem usa o banco digital, não volta para o físico.

Tudo que é bom, ainda pode melhorar.
Além de todos esses lados positivos, alguns bancos digitais estão pagando para você por transação em outros bancos, ou seja, se você pagar boletos de outros bancos na rede digital, o banco paga para você um valor. Isso acontece pois, outros bancos tem que pagar um valor para seus concorrentes aceitarem seus boletos em seus bancos, e o banco digital reparte isso com você.

Mas onde afinal o banco digital vê lucro reduzindo todos os gastos dos consumidores?

Pense bem, se você faz todas suas transações e tem afinidade com aquela instituição, quando você for precisar de um crédito bancário, um cartão de crédito ou um financiamento, provavelmente você pensará nele como a sua primeira escolha não é?
Exatamente isso que está ocorrendo. Cada vez mais, os bancos físicos estão perdendo transações para os bancos digitais, e isso está fazendo o crescimento ser muito alto.

A funcionalidade digital só ainda não funciona tão bem para empresas. Logicamente, o saque é limitado, não tem cheque e os depósitos são feitos por meio de boletos bancários, o que obviamente não facilita nada para uma empresa privada ser correntistas desses bancos.

Contudo, muitos empresários estão na torcida para que de alguma maneira isso se reformule e seja possível o atendimento com mais facilidade para a pessoa jurídica. Acreditamos piamente que caso isso aconteça, vamos ter uma revolução muito grande nos próximos anos em redes bancárias, e talvez desta vez, o abusivo em diversos lados se tornem extintos. Viva a evolução e as melhorias.