Seguindo aquela frase famosa “Não importa o quanto você ganha, mas como você gasta”, as coisas realmente ficam mais fáceis. Se seguirmos as regras a seguir, você vai saber muito mais guardar e economizar dinheiro, do que gastar descontroladamente. Nós cometemos alguns erros básicos com nossas finanças, mas que são fáceis de serem consertados.

1 – Acabou de receber? Não se empolgue.

O dia mais esperado do mês é o dia do pagamento. Pra você que já estava há semanas no vermelho, esperando ansiosamente esse dia… Calma! O problema das pessoas é se empolgarem demais e saírem gastando sem limites com baladas, roupas, bebidas e churrascos.

Uma semana depois você já não tem mais um centavo e está novamente ansioso para receber o próximo salário, para gastar com o mesmo descaso. Para que isso não aconteça mais, lembre-se que no final do mês você vai precisar gastar com transporte e alimentação, fazendo uma falta gigantesca lá na frente.

Se você é muito descontrolado, aconselho que coloque as quantias separas num envelope, com as descrições do que vai precisar, como alimentação, transporte, lazer, etc.

2 – Lembre-se de suas prioridades

Lembra-se daquele dinheiro que emprestou da sua tia desde 2015, ou aquela ida ao dentista que está adiando desde que perdeu seus dentes de leite? Essas pendências não vão sumir só porque você as evita.

O seu dinheiro caiu na sua conta? Pare de ficar arrumando desculpas e foque no que realmente importa. Pague sua tia e vá ao dentista, com certeza você irá se sentir muito mais aliviado e saberá que seu dinheiro foi bem aplicado.

3 – Não faça contas que possam comprometer todo seu dinheiro

Com boletos e parcelas quase não sobra dinheiro para seus gastos do dia-a-dia, é parcela de carro, boleto da casa, consignado. Se somar tudo compromete 50% do seu salário, sobrando 50% para seus outros gastos e despesas diárias, ficando realmente muito apertado, a não ser que ganhe muito bem!

Estando nessa situação, qualquer imprevisto que possa acontecer, com certeza terá que usar cheque especial. O ideal é que faça parcelas que comprometam no máximo 20% da sua renda.

4 – Cheque especial? Fuja!

O cheque especial pode acabar com seus ganhos, pois se você usar o cheque especial para cobrir seus débitos em um mês, no próximo seus débitos estarão maiores por conta dos juros. Depender dele para fechar as contas do mês é realmente se enrolar.

O cheque especial pode triplicar seus débitos em um ano. Se você está nessa situação, faça um planejamento financeiro e corra até o banco para negociar suas dívidas.

5 – Lembre-se sempre do seu futuro

Com o seu salário você tem que pagar as contas do mês, oferecer lazer e garantir o seu futuro, ele tem uma grande missão. Para você ter uma aposentadoria mais tranquila, você tem que criar uma reserva de emergência, para quando acontecer um imprevisto.

Feito isso, lembre-se de investir em você, na compra de uma casa, na viajem dos sonhos, naquele tão sonhado carro, essas coisas te darão incentivo. O ideal é que você aplique pelo menos 20% do seu salário.

No início sempre é difícil guardar uma graninha, mas comece aos poucos, guardando 2%, 5% e assim por diante. Conforme for melhorando seu planejamento e sua renda, tudo ficará mais fácil.

E você, como cuida do seu salário?