O ramo de empréstimo de longe é um dos mais lucrativos do mundo. Isso se concretiza devido às pessoas pagarem muito à longo prazo para ter dinheiro no momento que necessitam.
A falta de planejamento, ou até mesmo emergências fazem com que muita gente não parem para calcular o quanto pagam e sim o quanto têm. A ilusão de ver dinheiro cair na conta, distorce totalmente a versão de economistas e consultores financeiros, que contrariam qualquer ideia de empréstimos em momentos que não são necessários.
Se você pensa que o maior índice de pleiteamento de empréstimo à instituições privadas são de pessoas em situações realmente emergenciais, você está muito enganado! Na sua grande parte são por necessidade de matéria, e na sua maioria, coisas fúteis, como carros, roupas, viagens… etc.
Segundo revistas financeiras, o maior índice de inadimplência contempla empréstimos, cartão de crédito e cheque especial. Isso demonstra uma cultura totalmente ao inverso do que um bom planejamento financeiro poderia levar essa mesma pessoa a conquistar.
Você deve estar pensando “Mas se a maioria dos empréstimos geram inadimplência, qual seria a real vantagem para bancos e outras financeiras oferecerem dinheiro, e mais, como elas podem estar tão no auge e com lucros quilométricos?”
A resposta é bem simples, altos juros, movimentações milionárias, fazem com que você pague o devido, dê lucro e ainda fique devendo para a instituição. Isso é o que acontece quando uma pessoa pega o dinheiro, mas não para pra contar o quanto está pagando por isso.
Mas agora vamos ao outro lado da história. Como nome sujo e sem a menor chance de conseguir empréstimo em bancos, como conseguir dinheiro emprestado?
Pequenas e médias empresas financeiras estão apostando as fichas e criando caminhos para as pessoas negativadas também ter a chance de poder realizar seu empréstimo. Isso funciona de algumas formas.
Porém, antes de lhe dar dicas, vamos à alguns cuidados que você deverá ter para não cair em golpes, logicamente, em todo o ramo tem golpistas, mas quando se trata de financeiro, esse número cresce muito e pessoas são vítimas todos os dias.
Não acredite em empresas que dizem ter seu crédito aprovado com facilidade, muito menos naquelas que pedem um valor de “documentação” para aprovar. Seja claro, se vai emprestar, desconte do empréstimo.
Cuidado com os juros.
Os juros bancários já são muito altos, porém, para exagerar ainda mais, algumas empresas ultrapassam o teto e sobem drasticamente os juros, e te dão a desculpas de você ter o nome negativado. Isso é ilegal.
As empresas que geram empréstimos para negativados
A garantia ainda é o maior meio usado. Um carro quitado, um terreno, uma casa e até outros tipos de bens. Eles alienam, e deixam como garantia até o final do processo de pagamento. Isso é legal, e muitas empresas sérias estão no mercado utilizando desses meios.
Funcionários público, também consegue empréstimo mesmo negativado, visto que é possível fazer o desconto em folha, o que dá uma garantia um pouco maior a empresa que lhe fornecerá o valor requerido.
Aposentados e pensionistas, são as galinhas dos ovos de ouro de muita financeira, muito conhecidas e com o crescimento abrangente, empresas privadas apostam suas moedas em pessoas com esse perfil para lhe conceder o dinheiro. Além disso, os juros costumam ser menor, visto o baixo risco.
Além desses perfis, fique muito esperto com qualquer empresa que lhe prometer algo surreal. Acredite, ninguém arrisca não receber para ganhar dinheiro e sem garantia.