Pedir aumento nem sempre é um momento fácil, tanto pro empregado, que terá que provar pela sua competência e merecimento, quanto para o empregador, que irá medir a real necessidade desse aumento e o que isso poderá causar de benefícios, retorno ou de problemas.
Sim, um aumento pode gerar problema ao departamento pessoal por exemplo, até porquê, se no seu cargo houver mais alguma pessoa, por lei, essa pessoa também deverá ter o seu salário acrescido, visto que a CLT é bem clara no termo de equiparação salarial.
Num outro ponto de vista, o problema pode vir quando seu salário chega muito próximo do seu superior, que provavelmente tenha muito mais responsabilidade que você, também pedirá um reajuste equivalente. Por isso, diferentemente do que as pessoas pensam, um aumento de salário para determinado funcionário, pode gerar problemas que custaram muito mais caro para a empresa.
Esse é o primeiro ponto de vista que você, empregado, deverá observar com atenção, pois pode ser uma grande barreira para você conseguir ultrapassar, visto a complexidade de dar um aumento para você.
Em um segundo ponto de vista, é a sua competência e seu potencial. Antes de qualquer coisa, você deverá provar para o seu superior o porquê merece um reajuste de aumento no salário, logicamente por ser peça chave e de muita importância para a aprovação do seu pedido.
Como pedir
A maioria das pessoas querem jogar baixo para ter uma maior chance de aprovação, dizendo que está com problemas financeiros, que as contas não batem ou que está realmente precisando. E isso eu posso te dizer com propriedade, é o pior caminho a se percorrer. A verdade é sempre bem vinda, mas quando demonstra irresponsabilidade financeira, pode ser um lado extremamente negativo para a empresa, que poderá levar você desde uma negativa até mesmo, perder o cargo, principalmente se ele for relacionado ao financeiro da empresa. Como alguém pode gerir ou fazer parte do financeiro, se não consegue controlar nem o seu próprio financeiro?! Em suma, todos sabem que não é bem assim, mas muitas empresas conservadoras fazem questão de pensar assim, muitas até não contratam candidatos que tenham pendência financeira no nome, o que é ilegal, mas é muito conhecido no mercado, principalmente o bancário.
Voltando no assunto, para você requerer o seu aumento, é preciso que você tenha um tempo de casa, só assim, os superiores poderão ter uma avaliação mais concreta do seu perfil e ver se você realmente é promissor ou não.
Caso você tenha um tempo de casa, é interessante pesquisar o salário base da sua função na região, caso esteja abaixo da média, essa é uma boa cartada que deverá ser usada, mas com cuidado.
Exigir não estará ao seu alcance, então, use números e demonstre o que fez de diferente de todos que passaram pelo seu cargo e qual o sentido faria de te darem esse aumento.
Nunca toque no assunto de desmotivação, pois caso a empresa não tenha a possibilidade de melhorar o seu salário, achará que você ficará desmotivado desde então.
Um outro ponto a ser visto pelo empregado, é a saúde financeira da empresa. Não adianta de nada você querer pedir aumento, num momento de retração financeira da empresa. Então tome muito cuidado, pesquise e veja se é o momento.
Esperamos ter ajudado com essas dicas, e boa sorte!