Abrir conta em banco é uma necessidade, desde de quem quer ter um controle financeiro mais preciso, por segurança, até quem necessita receber seu salário em uma instituição.

A instituição bancária está na maioria dos momentos da nossa vida, numa compra, num financiamento, no receber de um salário e tantas outras coisas.

Ao ingressar no seu primeiro trabalho, a necessidade de adentrar sob a vida bancária é praticamente obrigatório. Isso se dá a 87% das empresas, executarem a folha de pagamento por vias onlines. É rápido e fácil, além disso, temos que concordar que o controle financeiro se torna muito maior, visto que estará ali, tudo que entrou e saiu de dinheiro.

O banco também serve para que você inicie a sua vida financeira de uma forma correta, criando histórico no mercado e conseguindo comprovar com facilidade qual é a sua receita mensal. E para que isso é necessário?

É necessário pois para você comprar qualquer coisa a prazo, principalmente as grandes coisas, como carro e imóvel, você terá que demonstrar mais do que um nome limpo na praça. As empresas que aprovam ou negam um cadastro usam como base todo seu histórico bancário. Assim, saberá se você pode ou não arcar com aquela compra.

 

Outrossim, levemos em consideração a facilidade de efetuar pagamentos. Aquela época de ir em bancos ou lotéricas, enfrentar filas gigantes, acabou! Isso te traz comodidade e muita segurança.

Mas afinal, qual banco escolher?

A variedade de bancos privados e públicos são grandes, porém é extremamente necessário observar as suas taxas, ou seja, os valores cobrados mensalmente por operações bancárias, ou somente pela sua manutenção, o que é chamado de taxa mensal.

Cuidado com as pegadinhas…

Muitos bancos tentarão lhe trazer e lhe dar créditos, como cartões, empréstimos etc…

A falta de experiência financeira, e o desejo pelo dinheiro fácil, lhe farão usar esses limites, o que ultrapassam muito da sua receita (salário), e provavelmente você se endividará em alguns meses e com juros altíssimos, não conseguirá arcar com negociações.

Uma outra pegadinha muito usada por gerentes são os serviços que o banco poderá te fornecer.

Seguros, consórcios, plano de saúde, previdência, etc… Não que esses serviços não sejam naturalmente bons, contudo, é necessário verificar em que ponto você está da sua vida, e se realmente isso importa pra você. Por isso, muito cuidado!

Cartão, senhas e golpes.

Para quem nunca teve uma vida financeira muito ativa, salvo os que já mexiam para alguém ou resolveram se informar muito antes, a maioria cai em golpes fajutos.

Pessoas em filas de banco querendo te ajudar, pessoas que pedem sua senha ou mandam e-mails virais para conseguir seus dados bancários. Tudo isso para conseguir de algum modo utilizar-se de informações pessoas e ter benefícios.

É importante, você que está começando a vida, ser seguro aos seus desejos e impulsões. Consumismo em demasia, investimentos errados, poderão lhe causar a falência, à pouco tempo do início, o que poderá te prejudicar por muitos anos a frente.

Ajuda profissional, informações com fontes, lhe darão base para construir o seu futuro e poder usar o seu dinheiro com inteligência. Nisso tudo o banco será necessário, desde que você consiga tomar os devidos cuidados e assim poder passar todo o seu conhecimento para outras pessoas.