Desde criança aprendemos que para diferenciar quem é rico ou pobre, é pela quantidade de dinheiro que se ganha, ou melhor, como se organiza financeiramente.
Já vi casos de uma pessoa que ganhava R$ 40 mil por mês depender de empréstimos para comprar qualquer coisa, e uma pessoa que ganhava R$ 4 mil ter dinheiro aplicado e viver bem. Por incrível que pareça a pessoa que ganhava mais está ficando cada vez mais pobre, enquanto a que ganhava menos cada vez mais rica. A diferença entre ela é a inteligência financeira.
Você não precisa necessariamente ganhar mais, é só você pensar diferente sobre seu dinheiro. Vamos lá!
O salário caiu, o que você faz?
A diferença entre pensamento pobre e rico já começa no dia do pagamento. O pobre não vê a hora do dinheiro cair na conta, pra já sair gastando. Mas da pra entender né coitado, passou a matade do mês sem dinheiro, com vontade de comprar e comer várias coisas, quando o dinheiro cai quer matar toda essa vontade em uma semana, e obviamente o dinheiro vai acabar novamente.
Acaba virando um ciclo vicioso, passa metade do mês com vontade, o salário cai, gasta tudo e começa tudo de novo!
Essa não é uma atitude única, por ver todos ao ser redor fazendo assim, você acha que está certo, só que quando precisar comprar algo um pouco mais caro, vai ter que fazer empréstimo, parcelar em 12 vezes no cartão, porque dessa maneira nunca terá dinheiro guardado.
Como o rico pensa?
O rico sabe que o mundo hoje está nesse ciclo vicioso de gastos, é assim que ele fica cada vez mais rico. Quem tem dinheiro guardado hoje está muito bem e ganhando muito.
Quando o salário cai na conta, ao invés de pensar como gastar, o rico pensa em como fazer para ganhar mais dinheiro. Quando o salário cai na conta, ele pega uma parte e investe em alguma coisa antes mesmo de pagar qualquer conta, ou pegar aquela desejada balada.
E se o pobre souber quanto tem na conta?
A pessoa com pensamento pobre, com o passar do tempo, fica com medo de saber o quanto tem na conta. É tanta dívida, que até as cartas que chegam pelo correio ela tem medo de abrir, pois sempre tem alguma conta atrasada.
Acaba virando uma bola de neve, pois se você ignorar os problemas, eles não vão desaparecer sozinhos, certo!? Essa pessoa não tem noção nem o quanto gasta por mês com água, luz, internet, nem quais dívidas tem.
O dinheiro trabalha pra você, ou você pra ele?
O pobre trabalha para o dinheiro, para sustentar o vício de gastar. O rico faz o dinheiro trabalhar por ele.
Se assustou por se identificar em algum ponto? Calma, para tudo se da um jeito, é só se organizar.