Hoje em dia infelizmente, nada mais normal que precisarmos de um empréstimo em certo ponto de nossas vidas. Seja para quitar uma divida, para adquirir bens ou ate mesmo para problemas de saúde, e esse pode ser o caminho para uma noite tranquila de sono.

Quando se fala em empréstimo muitos discordam ou simplesmente dizem nunca querer fazer um devido as enormes taxas aplicadas no mercado financeiro, porem em certos casos o trabalhador não tem muita escolha e se submete aos altos custos oferecidos pelos bancos. Desde que o mundo é mundo e precisamos de dinheiro buscamos novas formas de adquirir bens, porem nosso trabalho nem sempre é o suficiente para que isso ocorra e é nessa hora que entra o empréstimo como forma de realizar um sonho ou começar um pesadelo, tudo depende da forma que se administra sua saúde financeira.

Tudo começa com um desejo ou uma necessidade, um carro,  uma casa, uma moto ou ate mesmo abrir seu próprio negocio. Esta tudo ali… Exceto o capital para tornar seu desejo possível. Nessa hora surgem os bancos e as financeiras ofertando credito para todos os lados e esse é o momento de saber aproveitar essas ofertas e conseguir a menor taxa no maior prazo possível, verificando sempre sua condição financeiro para não ficar inadimplente futuramente. Um bom plano financeiro tem que levar em consideração todos os seus gastos a longo prazo, mais especificamente ate o fim de seu empréstimo para que você não caia em um abismo de dividas tentando pagar empréstimos com mais empréstimos.

 

Empréstimo esta dividido em duas categorias: Financiamento, que é quando a pessoa pega determinado valor já destinado para um bem como um automóvel ou casa onde a garantia de pagamento também se torna o próprio bem adquirido. A segunda categoria é a de Crédito, onde a instituição financeira cede o valor solicitado porem o destino não é informado a elas, um bom exemplo de credito é o nosso bom e velho Cartão de Credito, o banco disponibiliza um valor para você utilizar de acordo com sua vontade para X possibilidades.

Com o crescimento das famílias e do desenvolvimento do Brasil a aquisição de credito tem se mostrado cada vez maior e mais dificil devido ao risco de inadimplência, isso faz com que as taxas elevem cada vez mais dificultando a aquisição do mesmo. São varias as formas de empréstimo que o mercado disponibiliza e sabendo utilizar das vantagens pode-se diminuir significativamente essas taxas como o Empréstimo Consignado e ate mesmo a Penhora de um bem em troca de um empréstimo com menores taxas, tudo é questão de sentar estudar a situação e ver onde você se encaixa.

Difícil ou não, necessário ou não, bom ou não, os empréstimos ajudam a economia em seu caminho tão árduo e a população que tanto necessita dela nas diversas etapas de suas vidas. Seja qual for, você já precisou ou precisa ou ira precisar de um empréstimo em sua vida, e ate mesmo em algum ponto você mesmo esteja emprestando algum valor, para um parente ou amigo. Tudo faz parte da enorme engrenagem chamada Economia e suas muitas etapas.