A linha de credito mais conhecida da população é também a queridinha de todos devido as menores taxas aplicadas no mercado financeiro, não há nenhuma instituição que não prefira realizar essa operação, afinal é a forma de credito mais segura para elas. Em um mundo onde temos as mais diversas formas de credito disponíveis uma se destaca, o Consignado, quando se fala nessa forma de credito poucos sabem realmente como ela funciona.

De acordo com uma pesquisa do SPC Brasil em junho de 2017 mostra que cerca de 33 milhões de brasileiros utilizam essa modalidade de credito. Mas se engana quem pensa que todos podem optar por essa modalidade, é uma categoria muito seleta e por isso tão vantajosa, apenas aposentados pelo INSS ou pensionistas, assalariados com carteira assinada ou funcionários públicos tem direito a essa linha de credito.

Mas como funciona ? Simples… Com o contrato de aquisição de credito aprovado a instituição financeira ira receber todo mês o pagamento daquela parcela diretamente do INSS ou da empresa que você trabalha , isso vale também para os funcionários públicos. Mesmo que o você não queira pagar uma parcela esse mês isso não será possível, a pessoa tem q aprender a conviver com uma renda menor pois o debito da divida é inevitável. Esse é o principal motivo do Consignado ser uma linha tão requisitada. Lembrando que o valor não pode ultrapassar os 30% da renda do trabalhador ou do pensionista, isso é regra em todas as instituições financeiras.

E se eu for demitido ? Nada muda… Mesmo sem a renda a instituição financeira continuara cobrando de você a divida, então é importante não ignorar essa situação e procurar o banco para quitar ou negociar a divida assim que sair do emprego, ou você será considerado inadimplente. Mesmo que saia de uma empresa e vá para outra o banco continuara a cobrar as parcelas desde que a empresa tenha convenio com a instituição financeira.

Mesmo pensionista ou empregado não consegui um empréstimo !? Isso ocorre pelo fato das instituições consultarem o histórico dos clientes nos órgãos de proteção ao credito, a pessoa pode ter a renda, porem tem restrições no nome, isso impossibilita que seja liberado o credito.

Após todas as situações o mais interessante em alguns casos seria dar como garantia um imóvel ou automóvel isso faz com que as taxas de juros baixem mais ainda. Essas formas dao mais segurança e ajudam não somente as instituições a dar mais empréstimos mas também ajudam as pessoas a consegui-los mais facilmente graças a essas táticas disponíveis é claro para aqueles que podem ter. Os benefícios principalmente relacionados a dinheiro são muito difíceis de serem conquistados, mas nada é impossível.

Manter sua saúde financeira é primordial para que todos os benefícios e descontos sejam liberados e usufruídos, pois em uma economia que não vai muito bem como a do Brasil um bom nome e um bom crédito na praça faz toda diferença nos momentos de dificuldade que possam surgir, manter uma reserva financeira pode ajudar e muito também é claro, não importa a situação.