Investir dinheiro nunca é uma missão fácil. Deve-se estudar muito, ter entendimento no mercado financeiro e na maioria dos casos contar com ajuda de profissionais.
Muitos dizem que o certo é guardar na poupança, outros “embaixo do colchão”, alguns dizem que imóvel ainda é a melhor escolha, ou até mesmo, os mais otimistas, em bolsa de valores.
Mas qual o risco desses investimentos?
Para você entender, basta dar uma olhada pro mercado, com um pouco de sensatez você verá exemplos de pessoas que perderam e ganharam muita grana e tudo dependerá da sua audácia e de quanto você está disposto a arriscar.
Poupança
A poupança não gere risco, você terá o seu dinheiro no momento que quiser, intacto e com alguns poucos a mais.
Como tudo na vida, pouco risco, pouco retorno. A poupança hoje não pode nem se considerar investimento, a sua rentabilização é a mais baixa do mercado e se você está buscando rendimento, essa não é a opção mais indicada.
Aplicações bancárias
Os investimentos bancários podem te fornecer desde um pequeno retorno, contando também com um pequeno risco, até muito retorno, contando com um alto risco. Desde CDI até multimercado, você poderá contar com o seu gerente para te levar a melhor escolha. Só terá que abrir os olhos para que tenha certeza que a escolha é melhor pra você e não para a instituição financeira.
Imóveis
O famoso “melhor investimento”. Mas talvez isso não seja tão verdade assim. Para você investir em imóvel, terá que ter muito conhecimento do mercado, da localização, de futuras valorizações e se vale realmente a pena. Corretores adoram cliente que tem dinheiro e fala a palavra “investimento”. Então tome muito cuidado, para não comprar “gato, por lebre”.
Bolsa de valores e ações
Ai você cai num outro patamar, esse que poderá te deixar muito rico, ou muito pobre. Para quem conhece do mercado de ações, ele é extremamente conhecido pelos altos riscos, mas há quem diga, que quem sabe fazer, ganha dinheiro. Porém, onde tem gente que ganha muito, é inevitável que tenha pessoas que também perdem muito. Se você está pensando e tem peito para enfrentar esse mercado de altíssimo risco, estude muito e aprenda a mexer, antes disso, é melhor deixar seu dinheiro em algum lugar seguro.
Empreender
Essa é uma opção, que por mais que não pareça, é a mais utilizada. Quem nunca disse a seguinte frase ” se eu tivesse um dinheiro, eu abrir um negócio tal”. E assim, se torna uma das maiores fontes de investimento do Brasil. Contudo, os riscos podem ser grandes, mas sabendo gerir, conhecendo o mercado, você pode se dar muito bem.
Guardar embaixo do colchão.
Há quem diga que essa é uma possibilidade. Antigamente, após as diversas modificações das nossas moedas, muitas pessoas escolhiam guardar seus valores em casa. Porém, hoje em dia é uma opção quase incabível. Ter dinheiro em casa não tem nenhum benefício, apenas que você verá suas verdinhas em espécie todo o tempo. E tem gente que se satisfaz podendo ter esse contato com o seu próprio dinheiro. Por um outro lado, a segurança e a falta de rendimento poderá também te trazer prejuízos.
Esperamos ter te ajudado a entender um pouco sobre o mercado de investimento. E caso for escolher uma dessas opções, recomendamos sempre consultar um profissional da sua confiança.
Boa sorte!!