Se você já ouviu de muitas pessoas que você não irá conseguir empréstimo, pois você é autônomo, todas essas pessoas estão muito enganadas.
O grande problema de ser um autônomo, é a comprovação de renda em instituição privada, porém, existem várias maneiras de você comprovar renda, e será isso que você deverá usar para comprovar, que o banco pode confiar que todo mês você terá o valor da parcela que se comprometer à pagar.
Uma dessas maneiras de comprovar renda é o extrato bancário.
O extrato bancário irá demonstrar que você tem uma movimentação coerente com o que está pedindo, mas para isso, é necessário que a movimentação recorra de 3 à 9 meses, ou seja, um mês de boa movimentação não fará com que o seu crédito seja liberado. Uma dica importante, é que no dia que você for falar com o gerente para pleitear o valor necessário, você leve o extrato retirado do banco (aquele papelzinho amarelo), e não o extrato impresso da internet, isso se deve, pois MUITA gente falsifica aqueles extratos colocando valores maiores em Excel e imprimindo, para que se comprove uma renda que não é a sua realidade, esse golpe já está conhecido, e os bancos tendem a pedir o impresso pelo caixa. Então, você fazendo isso sem eles pedirem, já demonstrará boa fé, o que com certeza será um ponto muito positivo para você conquistar o tão sonhado empréstimo bancário.
Para pessoal que por ventura não movimentem suas contas, ou até mesmo não tenha. Uma das táticas é levar “contratos de prestação de serviço”, ou notas fiscais de venda dos seus produtos. Isso será importante para o banco analisar se você tem estabilidade financeira, de por ventura, não ficará do dia para a noite sem dinheiro para conseguir pagar as parcelas.
Uma outra dica importante é que você esteja com o nome limpo, e pague as suas contas em dia.
Os bancos privados tem uma ferramente que se comunica com o banco central, que se chama SCORE. Ele é usado em quase todos os países do mundo, e fornecerá informações se você é ou não um bom pagador. Ou seja, a pontuação pode variar pela sua pontualidade em pagar suas contas, e que você não está inadimplente com nenhum dos seus credores, isso desde uma simples conta de energia, até uma parcela de um carro por exemplo.
Existem algumas pessoas que tem uma pontuação tão alta, que o banco não pede nem um comprovante de renda, libera no automático, simplesmente por você ser um bom pagador.
Em terceira dica, o banco poderá pedir para você um fiador, ou seja, uma pessoa que garanta o seu pagamento, isso se deve, pois ao analisar o seu perfil, o banco necessita que alguém mais fique responsável por aquela dívida, o que trará menor risco e fará com que o empréstimo seja liberado com mais facilidade e rapidez.
Instituições menores
Há muitas instituições que liberam valores com mais facilidade, contudo, por assumirem um risco maior de inadimplência, acabam cobrando juros muito altos (muitos dos casos até ilegalmente).
CUIDADO
Nesse mercado de empréstimos, há muitas empresas que cobram um valor a ser depositado para que o seu valor seja liberado, normalmente chamam de “custas de cartório”. NÃO CAIA NESSA, É GOLPE. Você depositará o valor, e nunca mais verá seu empréstimo liberado. Por isso, o mais indicado é que você peça em instituições bancárias conhecidas.