O uso de cartões facilita o dia a dia pois é rápido e prático. Além disso, não é necessário portar dinheiro na carteira.
Os cartões de crédito e débito são os utilizados hoje em dia, porém, você sabe a diferença entre eles? Sabe dizer qual a melhor opção para um orçamento?
Com o cartão de crédito você leva o produto na hora da compra e o dinheiro dessa compra sairá da sua conta quando a fatura chegar, ou seja, “compre já, pague depois”. Já no débito o funcionamento é de “compre já, pague já”, assim, o dinheiro sai da sua conta na hora da compra. Se você possui cheque especial, ele consome esse empréstimo quando sua conta não possui fundos.
No crédito você pede ao seu banco onde você possui conta corrente, indo à loja ou por telefone, com uma emissora de cartões, sem a necessidade de ter uma conta bancária. Já no débito, é necessário ter uma conta corrente no banco, pois é do banco que seu dinheiro será retirado.
No cartão de crédito, é um empréstimo que o banco faz, pois você se compromete a pagar as contas numa data definida, assim, conforme uma fatura é paga, um novo limite de crédito é liberado. Nesta opção, você poderá também parcelar suas compras, aliviando o seu orçamento e aumentando seu poder de compra mensal.
Já no débito é diferente, o dinheiro sai direto da sua conta, assim, se você realizar uma compra com o valor acima do seu valor disponível no banco, essa compra será rejeitada, exceto nos casos de possuir um cheque especial, e nesse caso, haverá juros.
No cartão de débito é impossível de parcelar as suas compras, mas no cartão de crédito isso é possível e, dependendo do local da compra, não há juros nesse parcelamento.
Essas foram algumas dicas para se pensar sobre os cartões de crédito e de débito.