Apesar da grande evolução dos sistemas de tecnologia, é normal o banco cometer erros. Muitos ainda entendem isso como má fé das instituições financeiras, mas, na maioria das vezes, o que ocorrem são erros por conta da complexidade dos sistemas, volume de dados e grande quantidade de funcionários que, naturalmente, podem cometer a falha humana.

Atualmente, nenhuma instituição financeira séria irá pensar em lucrar dos clientes através de má fé, pois a concorrência é muito grande e isso só irá queimar a imagem da instituição e gerar um lucro mínimo e, sabemos, que nenhum banco necessita disso, pois já lucram demais com os negócios bancários.

Então, se você sofreu algum erro bancário, tenha calma e simplesmente procure reclamar com os canais de atendimento oficiais da instituição financeira e, somente se não for atendido, procure outros canais como a ouvidoria da instituição e posteriormente a ouvidoria do Banco Central do Brasil (BACEN) e também as redes sociais.

Principais problemas bancários

Veja os principais erros bancários e como resolver:

  1. Cobrança de tarifas indevidas
  2. Mensalidades ou taxas incorretas
  3. Contratação de serviços não solicitados
  4. Dados alterados indevidamente
  5. Mudança de pacotes sem aviso prévio
  6. Contratação de empréstimo não solicitado
  7. Promessas de propagandas comerciais não cumpridas
  8. Mal atendimento ou demora na fila
  9. Sistema (caixas eletrônicos, site ou aplicativo) do banco indisponíveis (fora do ar)
  10. Não atendimento do pedido realizado pelo cliente

Como resolver os problemas?

Para resolver todos estes problemas, como já informamos, primeiramente busque a própria instituição financeira. Na maioria dos casos, será possível resolver tudo sem sair de casa, diretamente pelo aplicativo do banco, chat, telefone, email, sem precisar ir a uma agência.

Se não houver solução satisfatória, procure abrir uma reclamação no canal de ouvidoria do banco e, posteriormente, se ainda não estiver solucionado, faça uma reclamação no Banco Central que é responsável por regular as instituições financeiras aqui no Brasil.

São raros os casos mais graves que precisará ir até a agência para levar documentos comprobatórios, como no caso do empréstimo não solicitado.

Você pode ter sido vítima de algum golpistas que solicitou um empréstimo consignado em seu nome ou de um hacker que invadiu sua conta e conseguir realizar um empréstimo pré-aprovado, sem você saber.

Nestes casos o banco possui todo sistema informatizado para identificar a fraude e conseguirá fazer a devolução integral do empréstimo, mas você precisará ir até a agência e conversar diretamente com o gerente ou responsável. Exceto em caso de bancos digitais que tudo será resolvido online, mas você irá ser atendido por um setor e funcionários específicos para cuidar de seu caso.

Dicas e orientações de segurança digital

O principal é sempre seguir as dicas de especialistas em segurança online, que são:

  1. Nunca passe sua senha, contra-senha, chave de segurança, letras, iToken ou SMS de confirmação para estranhos.
  2. Não preencha dados bancários em sites desconhecidos na internet
  3. Não deixe seu celular com aplicativo bancário nas mãos de estranhos
  4. Evite marcar a senha em locais inseguros como em papéis dentro da carteira ou em anotações no celular. Sempre memorize senhas ou utilize aplicativos que gravam senhas de modo seguro e confidencial em seu celular ou computador. Se preferir marcar em papeis, anote a senha em agendas. Sempre que possível, anote somente parte da senha para você se lembrar e então decore o final.

Arrependimento do cliente

Se você contratou um serviço e se arrependeu, tem até 7 dias úteis para solicitar o cancelamento, sem custo ou perdas.

Porém, é importante estar atendo às legislações e contratos bancários antes de contratar qualquer serviço, principalmente nos casos especiais, como arrependimento em caso de empréstimo e então, você deverá fazer a devolução integral do valor que foi creditado em sua conta para que não haja cobrança das parcelas.

Também é importante comparar todos os serviços e pacotes. Nunca contrate nada somente porque o banco/gerente te ofereceu. Se solicitar qualquer serviço por impulso, as chances de arrependimento serão grandes, pois o objetivo do banco é sempre te oferecer serviços mais caros para que eles possam lucrar mais.

Neste quesito, esteja sempre atento e, sempre que possível, compare as opções e serviços bancários que está recebendo, com outras instituições, para comparar valores, taxas, vantagens, desvantagens. Não é difícil mudar de banco, mas cada um será melhor de acordo com seu perfil e somente você pode analisar isso.

Então, não indicamos nem recomendamos nenhum serviço, mas destacamos que, para quem tem facilidade com aplicativos e não tem necessidade de gerente de conta ou atendimento personalidade, os bancos digitais são os que apresentam menores taxas (ou menos nenhuma taxa) e oferecem todos os serviços bancários que você necessitará como transferências, saques, depósitos, cartão, conta corrente, poupança, fundos de investimentos, PIX, DOC, TED, consultas de extratos, aplicativos, notificações e atendimento online.