Está sob as responsabilidades de um Gerente de Loja cuidar da apresentação dos funcionários, fazer controle do estoque, fazer pedidos, controlar as entregas, cuidar da disposição dos produtos e até vistoriar a limpeza da mesma; Além de entregar relatórios como prospecção de faturamento, metas à serem atingidas e demonstrativo de resultado financeiro.
Porém, um profissional com os requisitos que cada mercado precisa muitas vezes é escaço, o que fez grandes redes de lojas abrirem mais uma opção de função no mercado, sendo ele PJ ou CLT, que se denomina Gerente ou Gestor Multi-Lojas.
A função é estabelecida para que uma mesma pessoa consiga cuidar de vários pontos ou várias lojas, ou seja, o contratado será responsável pelo resultado de mais de um local de vendas.
Essa escolha para grandes varejistas está se tornando uma peça chave para a “cobrança de resultado” e a certeza que seu profissional tem o conhecimento hábil para tocar seus pontos ou suas lojas.
Para muitos gestores, o treinamento é melhor quando focado para a organização do tempo, do que tentar localizar mais mão de obra no mercado.
O salário é extensamente variável, e pode ser combinado com cada profissional, principalmente quando o regime é PJ.
Na média de mercado, e ainda com pouca base que apesar dos resultados, muitas empresas ainda não aderiram a opção, o salário varia de R$ 2.500 à R$ 5.000 e na maioria dos casos é exigível curso superior com pós graduação, na área de Administração de Empresas, Marketing ou correlacionados.
“O sucesso e o objetivo de um gerente de loja”
O gerente de loja é aquele profissional que gera e administra negócios, bens e serviços. Sua missão é fazer com que a empresa tenha o melhor rendimento possível, possibilitando maiores lucros, que é o objetivo principal de qualquer empreendimento. No entanto, para que alcance esse objetivo, é preciso que ele esteja devidamente capacitado para atuar nesta profissão, ou seja, deve ter todos os conhecimentos necessários sobre o negócio, por exemplo, o ambiente onde a empresa se localiza, as quem são seus fornecedores, quem são seus consumidores, quem são seus concorrentes e, tecnicamente, do trabalho que realiza e do que fazer para melhorar a sua performance, e consequentemente, a da sua empresa.
Quando nos decidimos a realizar um projeto é necessário que nos preparemos para sua realização e para ser reconhecido no mercado de trabalho como um gerente de loja competente é extremamente necessário que, além da ambição, o profissional tenha total conhecimento e autonomia para desempenhar seu papel administrativo.
O papel do gerente é viabilizar os negócios, é permitir que os objetivos da empresa sejam alcançados. Ele precisa ter em mente que é o seu dinamismo, a sua condição de observação, análise, desenvolvimento estratégico e tático que permitirá ao empreendimento alcançar o sucesso. Sendo assim, poderíamos dizer que o equilíbrio entre entender os diversos ambientes, planejar os próximos passos e efetivamente implementá-los é a meta do gerente de loja.
A cada instante, surgem técnicas e possibilidades para que se consiga desenvolver o gerente de lojas perfeito para as empresas. Mas, alguns conhecimentos são invariáveis e todo bom gerente deverá não só sabê-los como também transmiti-los para todos os demais envolvidos na empresa.
Por isso, é importante, gerenciar é viver o negócio, é estar na frente da decisões e sempre se responsabilizar pelo resultado, sendo ele positivo ou negativo.