Fazer empréstimos é uma das piores decisões que você pode tomar na sua vida! O não querer emprestar não é sinal de ingratidão, é pelo simples fato de que você passa sua vida inteira estudando, fazendo planos, economizando cada centavo, para um belo dia chegar um parente ou amigo e dizer aquela frase: “Estou precisando desse dinheiro urgente, prometo que te pago o mais rápido possível, será que pode me emprestar?”.
Pronto, depois do primeiro empréstimo vem à decepção! Bem provável que você não verá esse dinheiro novamente, e com certeza depois do primeiro muitos outros pedidos virão e você não terá mais sossego e sempre viverá naquele dilema: “Se não emprestar sou considerada a pior pessoa do mundo!”.
Você empresta achando que está fazendo uma boa ação, depois a pessoa não paga e você tem que cobrar pelo pagamento, pois também precisa receber, fica uma situação muito incomoda.
O que você tem que pensar é que se a pessoa te pediu dinheiro emprestado é porque ela não tem o controle das próprias finanças, quem dirá irá te pagar o que emprestou.
O resultado dessa situação é que você perde o dinheiro e a amizade! E ainda terá que ouvir que você é egoísta, pois cobrou a pessoa, não entendendo a situação pela qual ela está passando.
A solução é você avaliar para qual finalidade será esse empréstimo, se for para cobrir dívida de banco ou comprar coisas supérfluas, fuja!
Caso a situação seja para melhorias profissionais ou problemas de saúde, doe esse valor.
“Doar!? Tá doida!?”
“É isso mesmo!!!!”
Se a pessoa tiver boa índole e quiser realmente seu bem, ela irá devolver, nem que seja um valor pequeno mensalmente.
Não precisa doar todo o dinheiro, pode doar uma parte, assim não sairá como pão duro.
Quando fizer a doação não espere nada em troca, considere o valor perdido, assim alivia a situação e você não cria expectativas, o que vier é lucro!
Cuide de você primeiro, caso não tenha condições de ajudar nesse momento não entre em dívidas e nem se desespere, pois o dinheiro deve ser usado para o bem, tanto seu quanto das pessoas ao seu redor!