Se recolocar no mercado não é nada fácil, visto à demanda de emprego e sobrepondo, a quantidade de pessoas que estão em busca de novos empregos, recém formados e que não estão tão críticos para os valores oferecidos pelo mercado.
Após um período sem trabalhar, seja pelos mais diversos motivos, desde uma gravidez que se estendeu, até mesmo pela falta de interesse, é algo que se deve muita atenção e um engajamento muito intenso.
O primeiro problema que uma pessoa enfrenta ao tentar se recolocar é estar desatualizada no ramo, seja pela tecnologia que se desenvolve cada vez mais rápido, até atualizações naturais no seu campo, por isso, se atualizar, se informar, quem dirá até entrar em cursos de reciclagem faz toda a diferença na atualização do seu currículo.
Em uma segunda dificuldade pessoal, é se readaptar há um ambiente de trabalho, e isso ainda pode piorar quando seu ambiente envolve várias pessoas, pois sabemos, que conviver com colegas de trabalho pode ser uma atividade bem difícil, e após um bom tempo fora, isso pode trazer grandes dificuldades. Neste ponto, é importante que você conheça pessoas, volte a se relacionar socialmente de modo mais intenso, e desta forma irá acostumar com um pouco mais de facilidade a modos e jeitos diferentes dos seus.
Em terceiro lugar, uma grande dificuldade que poderá ser enfrentada é ser subordinado a alguém. A maioria das pessoas, quando distantes da subordinação acabam criando modos de enfrentar cada situação e um tempo para resolução de problemas, contudo, sabemos que dentro de uma empresa é preciso trabalhar da forma que seu “chefe” considera mais certo, e isso pode também se tornar uma grande barreira para que você consiga demonstrar que do seu jeito e no seu tempo são boas escolhas para a empresa.
Em último lugar e talvez o mais importante, é ter força e acreditar que mesmo que você tenha uma idade mais avançada, é possível conseguir se recolocar, ainda que não seja na sua área de atuação, e após um pouco mais de novas experiências, voltar ao seu campo.
Para que você tenha mais facilidade de recolocar, além das dicas acima é importante que você se atualize sobre a realidade do mercado atual, desde um simples salário, até mesmo o crescimento no mercado da área que deseja atuar. Isso se torna importante, pois além de tudo possivelmente ter mudado, é necessário que você recomece, e recomeçar conta também com um salário menor do que você recebia, novas atuações e desenvolvimento, além de todos os pontos já explicados.
Pesquisas recentes mostraram que uma pessoa do início do seu regresso ao mercado, demora em torno de 1 ano para voltar a ter a mesma desenvoltura e resultados que tinha antes de ter parado de trabalhar. Por isso, é extremamente interessante que caso queira mudar para outra área, trabalhe inicialmente esse período para que quando chegue a hora de você retomar na sua área de atuação esteja apto ao crescimento e que não arrisque uma possível demissão.
Logicamente sabemos que a idade é uma interferência muito grande, além disso, empresas ainda tem o pré-conceito ou o preconceito de contratar alguém com idade posterior aos 45 anos. Por um outro lado, há empresas que não abrem mão da experiência, mesmo que tenha um tempo parado, essas instituições acreditam que a responsabilidade aumenta com o tempo, e isso, pessoas mais velhas tem em excesso em sua grande maioria, por isso, não desista e esteja sempre de olho em todos esses pontos que falamos.
Boa sorte