Muitas pessoas sonham e se baseiam em um mundo de sucesso para dar o primeiro passo e começar o seu negócio, mas será que é a hora certa de começar um negócio? Nessa matéria lhe ajudaremos a entender se o momento da sua vida e social econômica do país lhe permite começar o seu novo negócio.
Qualquer atitude que vamos tomar na nossa vida é altamente recomendável que você pense muito bem e saiba avaliar todos os lados, desde uma pequena decisão, até grandes mudanças que podem lhe causar aquela escolha.
Empreender é uma das poucas coisas que você pode chegar onde você quer, aliás, trabalhar para terceiros é desgastante, na maioria dos casos lhe traz poucos resultados e você não consegue imaginar um futuro melhor continuando fazendo as mesmas coisas e no mesmo lugar, não é?
Ninguém pode tirar de você qualquer sonho ou objetivo, porém, tudo tem a sua hora, e as vezes uma atitude mau pensada ou pouco estruturada pode levar seu sonho virar pesadelo em pouco tempo, por isso cuidado.
Em primeiro lugar, especialistas recomendam que você pense nos riscos que você pode correr, e se você está preparado para o pior.
Uma empresa requer tempo para dar algum retorno, em média no Brasil, uma empresa começa à dar lucro a partir do seu 7 mês de vida, além do dinheiro que você irá investir, você tem a reserva necessária para se manter todo esse tempo? A sua experiência te garante que você pensou em todos os custos que o negócio pode lhe “sugar” como investimento, contou também com algum imprevisto?
Todos esses são pontos mais do que importante para você iniciar o seu negócio, e caso alguma dessas respostas sejam negativa, é hora de parar e repensar em todo o projeto.
Além desses pontos, é muito importante que você analise analiticamente o mercado que irá ingressar, como diversos outros fatores, que podem atrasar ainda mais o seu retorno, e se você estiver contando com isso para se manter, pode ser que feche as portas antes mesmo de obter algum lucro.
Diferente do que muitos pensam, empreender requer muito esforço, lembre-se sempre que você será seu chefe e se você não souber lhe dar com essa “liberdade”, sugiro trabalhar esse seu lado antes de tomar qualquer atitude. Quem trabalha sob pressão, está acostumado a ser motivado pela obrigação, e quando você não tem mais essa obrigação é que o “negócio pega”, pois já foi comprovado que as pessoas em sua maioria não sabem se colocar metas e obrigações e acabam se deixando levar, trabalhando menos do que se deve e consequentemente tendo um péssimo resultado.
Quando trabalhamos para alguém, querendo ou não você tem uma certa segurança, mesmo pouco, o seu salário cai todo dia na conta, o que também pode ser um grande propósito para aguardar um melhor momento financeiro e se estruturar antes de pedir demissão.
Para diminuir o risco, muitas pessoas preferem conciliar seu trabalho atual com o seu projeto e assim só sair quando todos os pontos acima citados demonstrarem favoráveis.
Por outro lado, tenha certeza que se estiver realmente preparado, seguir seu sonho sempre será o melhor caminho, fazer o que gosta, além de almejar, podem fazer você chegar onde você sempre sonhou!