Já tratamos em outro artigo, do sonho de muitos brasileiros em abrir um negócio próprio. Também já enfatizamos que não há glamour nesse ato, que necessita de muita coragem e disciplina para dar certo.
Erroneamente, muitas pessoas buscam o negócio próprio para fugirem das garras do patrão ou da carga horária pesada e inflexível. Contudo, estão enganadas ao pensar que ter uma empresa própria não lhes trará mais trabalho.
É preciso trabalhar duro para fazer isso acontecer.
E uma vez que o investimento foi feito, como fazer para manter sua empresa segura?
Convenhamos que nem sempre você poderá estar presente. Não obstante às causas imprevisíveis, é sensato pensar em ter alguém com quem dividir as responsabilidades.
Como diz o velho ditado: Duas cabeças pensam melhor que uma!
Uma boa dica é dividir seu sonho com a família. Como já enfatizamos anteriormente, um investimento desse porte só pode ser realizado após alguma preparação. Portanto, aproveite esse período para dividir suas ideias com familiares ou amigos próximos.
Uma vez dada largada e com a empresa em movimento, desenvolva planos de ação e orçamento, para que sejam seguidos à risca, tanto por você, quanto pelas pessoas que lhe estiverem com você nessa jornada, sejam familiares ou funcionários.
Uma boa dica á desenvolver um orçamento de médio e longo prazo. Utilize sua intuição e suas opiniões pessoais, contudo, abuse da técnica.
O planejamento dá uma ideia do que a empresa será em determinando tempo e garante sua perpetuação. Já o orçamento, financiará todos os passos para que a perpetuação seja possível.
Em um primeiro momento, faça um mapa detalhado da sua empresa, principalmente no que diz respeito às fontes de receita. Quem está à frente da gestão, seja você, seu sócio ou ainda um funcionário, deve ter ciência do que e do quanto a empresa pode gerar.
Ultrapassada essa fase, caso sua empresa forneça algum material tangível, mantenha sempre atualizado um mapa do passivo. O passivo nada mais é que o estoque da sua mercadoria. Nada entra ou sai da empresa sem controle.
Além do material físico, é importante saber o custo bruto de cada peça ou material negociado. Estabeleça ainda a margem de negociação com que sua equipe de vendas poderá trabalhar.
Não esqueça ainda de definir as despesas fixas, ao passo que, na sua ausência, a empresa não fique inadimplente frente aos serviços essenciais para sua manutenção.
Imagine se a pessoa que lhe substituir, se esquecer de pagar a conta de luz, por exemplo. Quão desastroso seria sua empresa parada por dias, por conta de uma falha tão boba?!
Lembre-se que estamos lhe ensinando como manter sua empresa segura, para que a perpetuação seja possível. O orçamento e o planejamento propiciam maior conhecimento do negócio.
Ao mapear sua empresa, documentando tudo o que é necessário para mantê-la em pé, não só você ficará mais seguro, mas também as pessoas que trabalham para você.
Hoje, seu investimento pode ser pequeno. Porém, é de seu interesse que a empresa cresça, dando o retorno do que foi investido e ainda, alcance o tão sonhado lucro.
Para que isso ocorra, você tem que delegar responsabilidades e disponibilizar os dados do negócio, para que cada parte dele saiba o seu objetivo.
Ao mapear a empresa, por meio de planejamento e orçamento, tenha certeza que suas noites serão mais tranquilas, sabendo que em uma possível ausência, sua empresa estará segura.