Pode perguntar a qualquer um. Muita gente não consegue dizer para onde foi todo o dinheiro no final do mês.
Pense bem: se seu salário não é baixo e suas despesas não o sobrepõem, a causa do sumiço pode ser o desperdício.
Ninguém quer que você fique neurótico e anote os centavos gastos com cada bala, porém, é bom ficar alerta com gastos que parecem pequenos, mas que além de supérfluos, diminuem sua conta bancária consideravelmente, ao serem somados.
Um bom exemplo é sua conta de celular. Você já a analisou com atenção? Há algum tempo atrás, percebi que estava pagando um serviço de Caixa Postal sem perceber, no valor de R$ 15,00 (quinze reais) mensais. E qual é a necessidade disso, em uma época que nos comunicamos por aplicativos?
E mais… Porque a empresa de telefonia celular cobra pelo serviço de Caixa Postal, quando as ligações são ilimitadas? Há mesmo a necessidade de manter esse tipo de serviço?
No meu caso, não era. Sendo assim, cancelei o produto e economizei o valor que antes era jogado fora.
Você pode até dizer que o valor é ínfimo. Mas o desperdício é muito maior do que se imagina.
Ainda focados em telefonia celular… Você costuma fazer downloads com seu pacote de dados? É realmente necessário ou você pode esperar até chegar em casa e usar do wi-fi?
Pois bem. No dia a dia, achamos que fazer isso “uma vez só” não vai impactar. Mas não é o que acontece.
Atualmente, a comunicação é muito mais fácil do que antigamente. Há uma gama de opções, muitas delas gratuitas.
Por qual motivo mantemos telefones fixos em nossas residências? Com exceção dos mais velhos e tradicionalistas, que possuem dificuldades para lidar com a tecnologia, a geração atual é rápida ao se adaptar.
Pense bem. Quantas vezes por semana, você usa essa linha fixa para se comunicar? Poucas vezes, não é mesmo?
Sendo assim, ligue para sua operadora e veja quanto economizará ao cancelar o telefone fixo. Mais um valor que era desperdiçado e voltará para sua conta bancária!
Saindo um pouco do sistema de telefonia, mas ainda nos mantendo na seara da tecnologia… Quantos aparelhos adquiridos na onda do consumo estão parados na sua casa, juntando poeira ou ainda, gastando energia elétrica?
Talvez uma boa saída seja revendê-los. Analise friamente se todos os aparelhos eletrônicos que adquiriu esse ano estão sendo usados com frequência.
Infelizmente, o consumo seduz. Por vezes, gastamos com o que não precisamos, seja um produto bancário ou um novo celular.
O importante é você não deixar o controle escapar às suas mãos.
O consumo consciente e o conhecimento de seus gastos faz com que a sensação de desaparecimento do dinheiro diminua consideravelmente.
Por óbvio, que ela não sumirá por completo. Mas se começarmos a tratar nossa conta bancária da mesma forma que tratamos nossas torneiras e chuveiros, em época de racionamento de água, o desperdício será exponencialmente diminuído.
Olhe com atenção! Cuide de suas finanças e trate de diminuir o desperdício. Por menor que seja o gasto, se não for necessário, não gaste! Cuide do seu dinheiro para que ele também cuide de você, quando você precisar dele!