De repente, você percebe que aqueles serviços de costura que fazia somente para a família, extrapolaram sua casa e chegaram aos amigos, que encantados com sua técnica, resolvem encomendar serviços.
Logo depois, você sai do básico e se aventura na criação, percebendo que pode produzir peças de sua própria autoria, colocando sua criatividade no trabalho.
E isso, além de lhe render um dinheirinho extra, lhe traz prazer e satisfação.
Quer melhor combinação?
Indiferente se você costura bem ou se tem ótimas mãos para doces, perceba que aos poucos, é possível fazer uma renda além do salário que recebe por seu emprego formal.
E como fazer isso crescer?
A dica que será apresentada hoje é simples: Use a internet a seu favor.
Para isso, destacamos como primordial:
1) Tenha boas fotos dos seus produtos. A propaganda é a alma do negócio! Ao decidir pela compra online, antes mesmo da satisfação, a pessoa busca segurança. Isso porque não está pegando o produto em mãos, não está sentindo seu cheiro ou a sua textura. Sendo assim, quanto mais bonitas as fotos, mas seguro seu cliente se sentirá.
2) Ofereça mais de uma forma de pagamento. Atualmente, há inúmeras formas de receber pagamento on line. Saindo desta seara, caso decida anunciar pela internet, mas entregar seu produto em mãos, há a possibilidade de utilização de máquinas para cartão, que são muito acessíveis atualmente.
3) Busque apresentar boas promoções. É uma tática válida, principalmente no início do negócio ou ainda, como presente a um cliente fiel. Muito mais importante do que uma venda grande é fidelizar os clientes.
4) Deixe seu site seguro e comprove isso ao cliente. É imprescindível que você exponha aos interessados que o processo é confiável. E isso não só na área de pagamento, mas também nos produtos ofertados. Caso tenha decidido revender produtos, deixe clara a procedência dos itens.
5) Utilize empresas confiáveis para a entrega. A venda deve ser segura tanto para o cliente, quanto para você. Entregas realizadas fora do prazo ou produtos entregues com avarias, além de lhe causar prejuízo, vai afastar o cliente. Nesse quesito, o barato pode sair caso. Para baratear o serviço, você pode fechar um contrato com uma empresa específica e obter descontos graduais.
6) Abuse dos canais de venda online. Além de criar uma loja virtual, que com certeza é o primeiro passo no qual pensará, não deixe de usar as redes sociais. Em redes como Facebook, existem grupos específicos para venda online, onde você poderá anunciar seu produto. O Instagram é muito utilizado para propaganda e possui um público mais interessado no visual, vez que o foco é voltado para as imagens postadas. Neste quesito, você pode abusar de nossa dica n. 1.
Há ainda a opção de postar vídeos no Youtube, mostrando um pouco do processo de criação do produto.
Como você pode ver, ferramentas não faltam para impulsionar seu negócio informal.
Mas lembre-se! Cuidado para não aceitar mais encomendas do que poderá produzir. Como o negócio será informal, utilizado como renda extra, inicie aos poucos. Com planejamento, você conseguirá fortalecer seu primeiro negócio e quem sabe, conseguir obter ganhos capazes de lhe manter como pequeno empresário.