Em tempos de crise, o consumidor tem a faca e o queijo na mão. Os negociantes, por vezes, estão com estoque inchado e pouco dinheiro no caixa. Por isso, caso precise comprar algo, pechinche!

Para isso, lhe daremos algumas dicas.

1) Não tenha vergonha. Muita gente não pechincha por achar que está se humilhando ou indicando que não tem dinheiro o suficiente para comprar o item. Nem pense nisso! Os negociantes lidam diariamente com o ato da pechincha e já apresentam um valor acima, para não perder dinheiro ao fornecer o desconto. Se você não pede o desconto, o negociante acaba aferindo ainda mais lucro.

2) Pesquise muito! Pesquisar demanda tempo e paciência. Contudo, vale muito a pena. Não compre na primeira loja que entrar. Por vezes, o mesmo item pode apresentar uma grande diferença de valor em outra loja. Ou ainda, mesmo não havendo diferença no valor, uma loja pode fornecer um benefício ou brinde.

3) Procure as lojas certas. Não se engane! Todo aquele visual moderno e aparência de exclusividade das lojas de shopping, custa caro. E por óbvio, que esses gastos são repassados aos consumidores. Sendo assim, procure lojas populares e de bairro. Tenha certeza que encontrará o menor preço. No mais, procurar lojas populares te ajudará na dica n. 2, dada acima. Dependendo da natureza do que pretende adquirir, você conseguirá encontrar lojas do mesmo artefato em uma mesma região. Em lugares como esse, a pechincha é extremamente comum.

4) Dê um crédito para a Internet. As lojas com plataformas online tem muito a ganhar, visto que economizam ao optarem por não manter lojas físicas. E é nesse momento que o consumidor ganha, pois o preço da mercadoria cai. Sendo assim, estenda sua pesquisa para a Internet e veja se o produto que lhe interessa, não apresenta menor valor online.

5) Estude a possibilidade de comprar itens ao mesmo tempo. Caso haja interesse por mais de um produto da mesma loja, veja se a possibilidade de conseguir um desconto não aumenta. Barganhe com o vendedor. Questione como ficaria o preço se você optasse pela compra de mais um produto.

Como visto, o importante aqui é vencer a barreira da vergonha da pechincha. Pedir desconto em uma compra não é feio. O que não pode é desdenhar da loja ou tratar o vendedor com desrespeito. Pechinchar nada mais é que um ritual muito conhecido em nossa cultura.

Entre na loja, olhe os produtos e chame o vendedor para uma conversa. Exponha o que pretende, sempre deixando uma margem para a negociação. Tenha uma “gordura extra” na sua proposta, tanto quanto o vendedor terá na dele. Quer pagar somente 200, questione se é possível pagar 170.

Pode ser que você não pague pelo produto o que pretende. Contudo, qualquer desconto é bem vindo. Em tempo! Uma dica final é estudar a possibilidade de pagar em espécie. Por vezes, o valor do produto se encarece com as taxas das administradoras de cartão de crédito e débito. Pode ser que ganhe ainda mais desconto, ao pagar em dinheiro vivo.

O que importa é não se acanhar. Dê valor ao seu dinheiro!