Muito presente na cultura americana, a “garage sale” consiste em tirar de casa tudo que não é mais utilizado, mas que ainda está em boas condições e colocar à venda na garagem de casa, para os próprios vizinhos.
No Brasil, essa não é uma prática usual.
Infelizmente, acabamos por encostar em um cômodo de casa, conhecido popularmente como “cômodo da bagunça”, tudo aquilo que não nos serve mais, por medo de nos desfazermos de algo que ainda poderá ser utilizado no futuro.
Ledo engano. Temos somente a incômoda necessidade de acumular coisas e o preconceito bobo de não vendermos aquilo que não nos serve mais.
E com isso, perdemos a chance de ganhar dinheiro.
Você pode estar pensando que essa não é a saída mais rápida para seus problemas financeiros. E de fato, não é. Contudo, somos condicionados a acreditar que o ato de poupar, só é válido quando a quantia economizada é vultuosa.
O importante mesmo é poupar pouco de forma constante. Podemos chamar isso de “reeducação financeira”. A economia passa a ser progressiva e se torna um hábito, diferente de atitudes esparsas, como quando você decide economizar parte do seu décimo terceiro, por exemplo.
Portanto, pense em como levantar dinheiro ao vender aquilo que não lhe interessa mais.
Não é necessário expor tudo no seu jardim ou ainda em sua garagem. Utilize a internet a seu favor. Atualmente, temos inúmeros sites de vendas para particulares, como OLX e Mercado Livre.
Não se acanhe. O que parece sem serventia para você, pode ser tudo aquilo que outra pessoa está procurando.
Caso não seja possível levantar uma quantia, vendendo o produto usado, estude a possibilidade de trocá-lo por outro, que não ficará encostado em sua casa.
Ainda precisamos aprender muito sobre não desperdiçar. Muito do que consumimos não é perecível, contudo, optamos por comprar algo novo, ao invés de reutilizar um produto que não interessa mais ao próximo.
E nisso, gastamos algumas centenas de reais.
Ao derrubar esse preconceito, pouparemos dinheiro ao trocar um produto por outro ou ainda, ganharemos dinheiro extra, ao vender o que não nos atende mais.
De início, é importante fazer um inventário. Desbrave o quarto da bagunça, limpe tudo e veja o que ainda funciona. Separe o que deve ser efetivamente descartado – e faça isso! – e o que pode ser vendido.
Uma dica é tirar boas fotos e procurar produtos parecidos na internet. Mostre aos possíveis compradores, como o produto pode ser utilizado e por quanto ele é vendido atualmente.
Com um bom anúncio, tudo se vende.
Outra ótima dica é vender livros para os sebos. Todo mundo tem aquela obra especial, que não pretende se desfazer nunca. Mas em um contexto geral, depois de lidos uma vez, os livros ficam empoeirados na estante.
Muitos sebos pagam valores até que consideráveis, por lotes fechados. Faça uma lista das obras que possui e vá até os sebos de sua região. Você pode se surpreender.
Tente não trazer para você, nenhum novo gasto. Caso o interessado proponha uma troca, que seja “tête à tête”. Negocie o frete ou agende retirada. Tenha em mente que o intuito é economizar, seja trocando o produto por outro que você tenha interesse, seja vendendo e aferindo lucro.
Você só tem a ganhar. Sua casa ficará mais organizada e você ganhará uma graninha extra.